Técnicas para crescimento da comunidade

Share:

"Como fazer minha comunidade crescer?", "O que está faltando para meu fórum ser um sucesso?", "Por que não consigo engajamento?". Provavelmente você já entendeu que essas perguntas podem trazer o desanimo e acabar por desmotivar o administrador. Tá, mas e aí?


O que acontece de verdade?

O mínimo que você precisa entender é o que está fazendo de certo para atingir a satisfação de seus usuários. As comunidades (os fóruns no caso) não perderam a graça ou perderam seu espaço. Na verdade, abriu-se um "leque" de variedades deste sistema para algo mais... Atual. O software de comunidades hoje em dia é baseado no que vemos no phpBB, e por mais que não queiramos admitir, essa visão já está ultrapassada, mas ainda é importante.
A primeira ideia já até mencionei sem querer quando disse que "existem variedades deste sistema". Isso quer dizer que de qualquer forma, quando muitas pessoas se juntam para um intuito, então temos uma comunidade discutindo sobre um assunto, certo? Os fóruns nunca deixariam de existir, mas se tornarão algo diferente. Exemplo? MSN (Windows Live Messenger) agora é o Skype.

1ª) Se preocupe com o SEO

Sua visão e foco devem estar voltados ao SEO, contudo muitos acabam ficando 'segos' sem perceber que escrevi errado. Sim, se percebeu talvez você seja diferente. Não adianta se preocupar com SEO sem olhar para o conteúdo. Seu foco precisa estar em como escrever bons tópicos e superar a expectativa do seu membro.

"Será que isso é verdade?" - você deve se perguntar. Ora, esse foi o tema do vídeo do canal Forumeiros:


Meu amigo, se seu conteúdo não superar a expectativa do usuário, colocando-o em um patamar de questionamento, então, um dos fatores que podem causar a desistência do seu projeto pode se tornar um fato rapidinho! Olha, se você cria uma comunidade, saiba que você precisa entender bem sobre o que irá escrever e administrar, ou então nem abra. Pronto, falei!

Veja algumas soluções legais que já comentei aqui:

2ª) Eles julgam o livro pela capa

Temas que agrada o olhar são sempre bem vindos. Da mesma forma que você, seu membro entende as referências de temas. Se usar um tema já existente, sua comunidade perde a graça. Neste caso, o maior valor dado do membro ao Administrador é a criatividade!

Se prepare para um "bac" agora! Ser criativo envolve vários fatores, como escrever corretamente e exigir que seus membros sigam este exemplo (até porque, o algoritmo do Google exige tal prática), seja um líder nato, fique sempre motivado (mesmo que pareça difícil, mostrar motivação mesmo estando em situações difíceis, mostra como você é persistente e sempre animado), procure por inspiração onde ninguém encontra fácil (procure impactar o internauta com um assunto relacionado, mas que seja completamente novo) e acima de tudo, atice sua curiosidade.

3ª) Faça o que ninguém fez

Cuidado com essa dica, viu! Não é para sair por aí postando qualquer coisa achando que não terá consequência, só porque está escondido por de trás de um nome de usuário fictício. Quando digo para fazer algo que ninguém fez, é para avaliar a concorrência ao ponto de passar desapercebido. Estar em outro fórum (comunidade) da concorrência não significa que você está abandonando a sua. Use os erros do concorrentes como seus acertos, e torne a sua comunidade diferente (sem se expor).

A princípio, você pode começar criando regras para controlar seus membros, porém, saiba que isso não é suficiente. Escrevi em 2014 um artigo sobre assuntos em fóruns que ainda não foram debatidos aqui no blog. O interessante que até hoje ninguém se inspirou nestes assuntos e isso pode ser único se olhar pela perspectiva do que falta na internet hoje.

Investir em algo requer muito estudo, mas também determinação. As pessoas gostam de compartilhar suas ideias e opiniões, e por mais que saibamos que assuntos como, política e religião são coisas polêmicas e que rendem muita papa na língua, não é muito interessante nessa visão.

4ª) Ler muito!

É bem simples: ler é viver. Quando se lê conteúdos sobre o que mais ama, sua ideia será expandida para novos horizontes. Não é ilegal ler conteúdos de outros autores (outros fóruns) e segui-los. Ilegal é clonar este conteúdo. Quando se lê vários assuntos sobre o que se gosta, mais chances você terá de expandir seu conhecimento. Isso tornará seu conteúdo rico e chamativo, pois, lhe trará clareza e alternativas.

Para concluir

Ser criativo é um desafio para o mundo de hoje, pois, estamos (sem querer) em um mundo onde os criativos são loucos, e os loucos se acham criativos. Não desanime da sua comunidade. O que precisa, meu caro leitor, é ter foco e nunca deixar a chama da esperança se apagar. Infelizmente, você precisa investir em sua comunidade, seja com dinheiro ou com tempo para obter resultados relevantes.

Boa sorte para nós!

Nenhum comentário

Na caixa abaixo você poderá adicionar seu comentário. Lembre-se de que, não será possível atribuir tags especiais, de imagens, links e cores. Somente tags Negrito, itálico são permitidos.

Obrigado por comentar!